Percepções da Equipe de Enfermagem Sobre a Finitude da Vida Em Instituição de Longa Permanência
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2025v30i328p11432-11449Palavras-chave:
Cuidados de fim de vida, Equipe de enfermagem, Instituição de longa permanência para idososResumo
Objetivo: Compreender a percepção e o sentimento da equipe de enfermagem quanto à finitude da vida em uma instituição de longa permanência para idosos. Métodos: Trata-se de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, possibilitando maior aprofundamento das vivências e percepções dos participantes. Resultados: As entrevistas evidenciaram que a relação entre a equipe de enfermagem e os idosos institucionalizados é fundamental para a manutenção da saúde e promoção da qualidade de vida. As profissionais relataram dificuldades em abordar questões relacionadas à finitude da vida, destacando a necessidade de capacitações específicas. Ainda assim, demonstraram cuidado afetuoso, estabelecendo vínculos humanizados e semelhantes aos familiares, sendo a enfermagem o elo mais próximo dos residentes. Conclusão: O vínculo afetivo e a abordagem humanizada da equipe contribuem significativamente para o cuidado sensível, empático e respeitoso diante do processo de morrer.
Métricas
Referências
Brasil. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Estatuto da Pessoa Idosa. Brasília: MDH; [s.d.].
Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Pessoa Idosa [Internet]. Brasília: MS; 2019
Furtado IQCG, Velloso ISC, Galdino CS. Constituição do discurso da autonomia de idosas no cotidiano de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2021;24(3):e200334.
Oliveira PID, Padula Anderson MI. Envelhecimento, finitude e morte. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2020;15(42):2195.
De Paula RCC, Rodrigues MA, Santana RF. Dimensionamento de pessoal de enfermagem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. Enferm Foco. 2018;9(1).
Lourenço LFL, Santos SMA. Institucionalização de idosos e cuidado familiar: perspectivas de profissionais de instituições de longa permanência. Cogitare Enferm. 2021;26:e69459.
Anastácio FS, Tanaka AKSR, Glanzner CH, et al. Qualidade de vida de trabalhadores de instituição de longa permanência para idosos: revisão de escopo. Porto Alegre: UFRGS; 2023
Giberti GM, Rosa HR. Preparação para a morte: investigação fenomenológica sobre a experiência de idosos longevos. Psicol USP. 2020;31:e200069.
Milhomem EMA, Costa KB, Santos FAC, et al. O protagonismo do enfermeiro no cuidado paliativo a pessoa idosa em finitude da vida. Research, Society and Development.
Monteiro DT, Mendes JMR, Beck CLC. Perspectivas dos profissionais da saúde sobre o cuidado a pacientes em processo de finitude. Psicol Ciênc Prof. 2020;40.
Monteiro L, Tormes JR, Moura LCSGA. Estudo de caso: uma metodologia para pesquisas educacionais. Ensaios Pedagógicos. 2018;2(1):18–25.
Fagundes dos Santos A, Guterres de Jesus G, Koltermann Battisti I. Entrevista semi-estruturada: considerações sobre esse instrumento na produção de dados em pesquisas com abordagem qualitativa. Salão do Conhecimento. 2021;7(7).
Bardin L. Análise de conteúdo. Reto LA, Pinheiro A, tradutores. São Paulo: Edições 70; 2016.
.Pereira GF, Eloy LML, Casiraghi B, Balbino CM. Revisão integrativa: a abordagem da morte e do morrer no curso de graduação em enfermagem. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. 2023 Oct 26;16(10):23077–91.
Silva AE, et al. Percepções do enfermeiro: processo de morte e morrer. Research, Society and Development. 2021;10(4):e33310414112.
Tasca MG, et al. A morte: centralidade e significado em Hans Jonas. 2021.
Lopes MFGDL, Melo YST, Santos MWCL, et al. Vivências de enfermeiros no cuidado às pessoas em processo de finitude. Rev Ciênc Plur. 2020;6(1):82–100.
Santos TCV, Ary MLMRB, Calheiros D. Vínculos familiares dos idosos institucionalizados. Research, Society and Development. 2021;10(12):e194101220246







