Adesão ao uso de anticoagulante oral cumarí­nico por pacientes portadores de fibrilação atrial

Autores/as

  • Tatiane Roberto de Sousa Borges
  • Márcia de Fátima da Silva Meyer
  • Sérgio Henrique Simonetti

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5419-5432

Palabras clave:

Fibrilação Atrial, Anticoagulantes, Adesão í  Medicação

Resumen

Objetivo: avaliar a adesão do paciente com Fibrilação Atrial em Terapia com anticoagulante oral cumarí­nico. Método: Estudo descritivo-exploratório, transversal e prospectivo com intervenção não randomizado de abordagem quantitativa, realizado com 40 participantes, aplicou-se o Escore de Adesão Simonetti e a Escala de Avaliação Analógica Visual e após a intervenção educativa para análise de Time in Therapeutic Range sob CAAE: 79973017.1.0000.5462. Resultado: Identificou-se que 5% apresentaram risco baixo de adesão, 60% risco médio e 35% risco alto. Após análise dos oito meses do TTR pré e pós-intervenção, não houve mudança significativa entre os perí­odos (p=0,638). Conclusão: Evidenciou-se que o grupo de baixa adesão manteve melhor tempo na faixa terapêutica relacionado ao médio e alto risco. Indicativo este de maior impacto da intervenção educativa realizada pelo enfermeiro.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Tatiane Roberto de Sousa Borges

Enfermeira, Residente em Enfermagem Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo – Brasil.

Márcia de Fátima da Silva Meyer

Enfermeira, Mestre em Enfermagem EEUSP, Enfermeira no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo – Brasil.

Sérgio Henrique Simonetti

Enfermeiro, Coordenador do Programa de Residência em Enfermagem Cardiovascular. Coordenador do Núcleo de Enfermagem do Programa Residência Multiprofissional. Serviço de Educação Continuada. Pós-Doutorado em Ciências pelo IDPC-USP. Doutor e Mestre em Ciências pela EEUSP. MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde pela FGV. Educação e Tecnologia pela UFSCAR. Gestão Pública e Informática em Saúde pela UNIFESP. Residência Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo – Brasil.

Publicado

2021-03-01

Cómo citar

de Sousa Borges, T. R. ., de Fátima da Silva Meyer, M. ., & Simonetti, S. H. . (2021). Adesão ao uso de anticoagulante oral cumarí­nico por pacientes portadores de fibrilação atrial. Nursing Edição Brasileira, 24(274), 5419–5432. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5419-5432

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos