Cuidado de enfermagem no cotidiano da reabilitação de pessoas com lesão medular e suas famí­lias

Autores

  • Adriana Dutra Tholl
  • Rosane Gonçalves Nitschke
  • Maria Lí­gia dos Reis Bellaguarda
  • Cristina Maria Alves Marques Vieira
  • Angélica da Silva
  • Juliano de Amorim Busana

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4836-4860

Palavras-chave:

Enfermagem, Traumatismos da medula espinal, Reabilitação, Famí­lia, Atividades cotidianas

Resumo

Objetivo: objetiva-se analisar as publicações sobre o cuidado de Enfermagem no cotidiano da reabilitação de pessoas com lesão medular e suas famí­lias. Método:trata-se de uma revisão integrativa da literatura, nas bases de dados PubMed, LILACS e SciELO, utilizando os descritores: Enfermagem, Lesão Medular e Reabilitação, sendo critérios de inclusão: artigos completos de pesquisa, de relato de caso ou de experiências, com adultos, disponí­veis nos idiomas inglês, português e espanhol, no perí­odo de 2003 a 2013. Resultados:foram selecionados 60 artigos, que resultaram em três categorias de análise: O viver e conviver com um trauma raquimedular; O cuidado de Enfermagem í  pessoa com lesão medular em processo de reabilitação; Qualidade de vida da pessoa com lesão medular e sua famí­lia. Conclusão:conclui-se que para cuidar de pessoas com lesão medular e de suas famí­lias é preciso buscar formação profissional qualificada parapromoverpossibilidades de cuidados que melhorem o viver e o conviver dessas pessoas.

Biografia do Autor

Adriana Dutra Tholl

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Florianópolis (SC).

Rosane Gonçalves Nitschke

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC/SORBONNE/Paris V.Professora do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Florianópolis (SC).

Maria Lí­gia dos Reis Bellaguarda

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC/SORBONNE/Paris V.Professora do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Florianópolis (SC).

Cristina Maria Alves Marques Vieira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Avançada. Professora Auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal. Investigadora integreda no CIIS.

Angélica da Silva

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-GraduaçãoemEnfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC.Florianópolis (SC).

Juliano de Amorim Busana

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-GraduaçãoemEnfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Professor do Departamento de Enfermagem do Centro UniversátárioAvantis – UNIAVAN.Florianópolis (SC).

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Dutra Tholl, A. ., Gonçalves Nitschke, R. ., dos Reis Bellaguarda, M. L. ., Alves Marques Vieira, C. M. ., da Silva, A. ., & de Amorim Busana, J. . (2020). Cuidado de enfermagem no cotidiano da reabilitação de pessoas com lesão medular e suas famí­lias. Nursing Edição Brasileira, 23(270), 4836–4860. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4836-4860

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos