Mortalidade materna e a prática educativa na atenção primária í  saúde

Autores

  • Tayane Fraga Tinoco
  • Sonia Acioli
  • Mercedes Neto
  • Lucimara Alves Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2018v21i247p2535-2541

Palavras-chave:

mortalidade materna, atenção primária í  saúde, educação em saúde

Resumo

O presente estudo se trata de uma Revisão Integrativa que tem como objetivo analisar as publicações que retratam o
desenvolvimento da prática educativa relacionado í  prevenção de mortalidade materna na APS brasileira. A partir da perspectiva de que a mortalidade materna atinge mulheres de diferentes formas devido a fatores socioeconômicos, entende-se que a Educação em Saúde desenvolvida na APS pode ser instrumento de prevenção. A partir dos 08 artigos selecionados, notou-se que a mortalidade materna reflete as desigualdades sociais vividas no Brasil. Além disso, é necessário o fortalecimento da APS para garantia de acesso í  saúde e ter na prática educativa a construção coletiva da saúde da mulher com qualidade.

Biografia do Autor

Tayane Fraga Tinoco

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ.

Sonia Acioli

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora Permanente do PPGeNF/UERJ. Rio de Janeiro, RJ

Mercedes Neto

Enfermeira. Pós-doutoranda em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Doutorado em Ciências. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora Colaboradora do PPGeNF/UERJ. Rio de Janeiro, RJ.

Lucimara Alves Silva

Enfermeira. Mestre em Administração Estratégica. Especialista em Epistemologia Genética e Educação pela UESC. Especialista em Vigilância Sanitária pela UNAERP. Salvador, BA.

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Fraga Tinoco, T. ., Acioli, S. ., Neto, M. ., & Alves Silva, L. . (2018). Mortalidade materna e a prática educativa na atenção primária í  saúde. Nursing Edição Brasileira, 21(247), 2535–2541. https://doi.org/10.36489/nursing.2018v21i247p2535-2541

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos