Percepção de discentes sobre a capacitação para assistência à pessoa com deficiência auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9191-9202

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência auditiva, Língua de sinais, Ensino, Capacitação profissional

Resumo

Objetivo: identificar a percepção dos discentes de cursos técnicos e de graduação da área da saúde sobre o atendimento às pessoas com deficiência auditiva nos serviços de saúde e sua capacitação para realizar esse atendimento. Método: Foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, entre novembro e dezembro de 2021, por meio de questionário online. Resultados: Participaram 198 discentes de uma instituição de ensino de São Paulo.67,68% dos discentes declararam não ter conhecimento em Libras;74,24% discordaram de que foram preparados, durante a formação, para assistir integralmente o paciente com deficiência auditiva. Para 87,88%Libras deveria ser uma matéria obrigatória nos cursos da área da saúde e 80,30% não consideram suficiente o conteúdo que foi abordado sobre o atendimento aos deficientes auditivo. Conclusão:Evidenciou-se a necessidade de capacitação dos discentes da área de saúdepara que o atendimento às pessoas com deficiência auditiva possa ser realizado de maneira qualificada.

Biografia do Autor

Heloisa Lucas Oikawa Garcia

Enfermeira no Centro de Promoção e Reabilitação em Saúde e Integração Social – PROMOVE SÃO CAMILO.

Beatriz de Oliveira Santiago

Enfermeira. Empresa Paulista de Projetos Ensino e Saúde.

Ivonete Sanches Giacometti Kowalski

Enfermeira, doutora pela PUC-SP, docente no Centro Universitário São Camilo.

Ana Claudia Alcântara Garzin

Enfermeira, doutora em ciências pela EEUSP, docente no Centro Universitário São Camilo.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Oikawa Garcia, H. L., de Oliveira Santiago, B., Giacometti Kowalski, I. S., & Alcântara Garzin, A. C. (2022). Percepção de discentes sobre a capacitação para assistência à pessoa com deficiência auditiva. Nursing Edição Brasileira, 25(295), 9191–9202. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i295p9191-9202

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos