ELABORAÇÃO DE ALGORITMO PARA INTERPRETAÇÃO RÁPIDA DAS PRINCIPAIS ARRITMIAS CARDÍACAS NO ELETROCARDIOGRAMA

Autores

  • Maria Fernanda Silveira Scarcella Universidade Estadual de Montes Claros
  • Talita Ferreira Ribeiro
  • Micaela Santos Pereira
  • Artemísia Xavier Barbosa
  • Simone Aparecida de Souza Freitas
  • Flávia Mariana Mendes Diniz

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i300p9625-9632

Palavras-chave:

Educação em saúde, Eletrocardiograma, Arritmias cardíacas

Resumo

Objetivo: relatar a elaboração de um algoritmo para facilitar a interpretação rápida das principais arritmias cardíacas no eletrocardiograma. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado mediante um projeto de intervenção em educação em saúde durante o ano de 2021. Resultados: a elaboração do algoritmo denominado Scaritmo contribuiu para sistematizar as etapas de identificação de arritmias cardíacas, favorecendo o processo didático e aprendizado dos estudantes e otimizando a interpretação rápida do eletrocardiograma. Conclusão: o uso do algoritmo Scaritmo permite a sistematização teórico-prática das etapas necessárias para a interpretação do eletrocardiograma tornando sua avaliação mais didática e assertiva pelo examinador em treinamento.

Referências

World Healt Organization. Cardiovascular diseases, 2023. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/cardiovascular-diseases#tab=tab_1.

Centro de informações sobre saúde e álcool (CISA), 2021. Disponível em: https://cisa.org.br/sua-saude/entrevistas/artigo/item/305-como-o-alcool-interfere-na-saude-do-seu-coracao.

Reis HJL, Guimarães HP, Zazula AD, Vasque RG, Lopes RD. ECG: Manual prático de eletrocardiograma. 1º edição, São Paulo, editora Atheneu, 2013.

Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Arritmias cardíacas: Mitos e verdades, 2023. Disponível em: https://sobrac.org/publico-geral/?page_id=4026.

Connie W. Tsao, Aaron W. Aday, Zaid I. Almarzooq, Cheryl A.M. Anderson, Pankaj Arora, Christy L. Avery, Carissa M. Baker-Smith, Andrea Z. Beaton, Amelia K. et al. Heart Disease and Stroke Statistics—2023 Update: A Report From the American Heart Association. Circulation. 2023 February; 147 (8): 93-621. Disponível em:https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIR.0000000000001123.

Kristin E. Sandau, Marjorie Funk, Andrew Auerbach, Gregory W. Barsness, Kay Blum, Maria Cvach, Rachel Lampert, Jeanine L. May, George M. McDaniel, Marco V. Perez, Sue Sendelbach, Claire E. Sommargren and Paul J. Wang. Update to Practice Standards for Electrocardiographic Monitoring in Hospital Settings: A Scientific Statement From the American Heart Association. Circulation. 2017; 136 (9): 273-344. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/epub/10.1161/CIR.0000000000000527.

Nascimento RM, Rosenstock LI. Dificuldade dos alunos de enfermagem na interpretação de ECG e o uso da tecnologia para o aprendizado [tese]. UNIESP- centro universitário; 2020.Disponível em: https://www.iesp.edu.br/sistema/uploads/arquivos/publicacoes/dificuldades-dos-alunos-de-enfermagem-na-interpretacao-de-ecg-e-o-uso-da-tecnologia-para-o-aprendizado-autor-nascimento-rodrigo-manoel-do-.pdf.

Saffi MAL, Bonfada MS. Conhecimento do enfermeiro no manejo e interpretação do eletrocardiograma. Revista baiana enfermagem. 2018; 32e26004. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/26004/16995.

Marjorie Funk, Kristopher P. Fennie, Kimberly E. Stephens, Jeanine L. May, Catherine G. Winkler, Barbara J. Drew, Barbara Borman, Stephanie Calcasola et al. Association of Implementation of Practice Standards for Electrocardiographic Monitoring With Nurses’ Knowledge, Quality of Care, and Patient OutcomesFindings From the Practical Use of the Latest Standards of Electrocardiography (PULSE) Trial. Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes. 2017 February; 10 (2). Disponível em: https://doi.org/10.1161/CIRCOUTCOMES.116.003132.

Lima CJ, Coelho RA, Medeiros MS, Kubrusly M, Marçal E, Júnior AA. Desenvolvimento e validação de um aplicativo móvel para o ensino de eletrocardiograma. Revista Brasileira Educação medicina. 2019; 43 (1): 166-174. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/PG5MPGh93F6wQMs6zdbNytD/?format=pdf&lang=pt.

Pontes PA, Chaves RO, Castro RC, Souza EF, Seruffo MC, Francês CR. Educational software appliedin teaching eletrocardiogram systematic review. BioMed research international.2018 Mar;15. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29736398/.

Nascimento TJ, Fernandes SR de S. Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire. Rev. Ini. Doc [Internet]. 22º de dezembro de 2021 [citado 5º de abril de 2023];6(2):526-48. Disponível em: s://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9292

Colares KTP; Oliveira W de. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 300 - 320, jan. 2019. ISSN 2359-0424. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910>

Junqueira SR, Oliver FC. A preceptoria em saúde em diferentes cenários de prática. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet] 2020 [citado 18º de agosto de 2020];100:1-20. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13483

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Silveira Scarcella, M. F., Ferreira Ribeiro, T., Santos Pereira, M., Xavier Barbosa, A., de Souza Freitas, S. A., & Mendes Diniz, F. M. (2023). ELABORAÇÃO DE ALGORITMO PARA INTERPRETAÇÃO RÁPIDA DAS PRINCIPAIS ARRITMIAS CARDÍACAS NO ELETROCARDIOGRAMA. Nursing Edição Brasileira, 26(300), 9625–9632. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i300p9625-9632

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos