Feedback de Habilidades Comunicativas dos Professores no Ensino em Enfermagem: Construção e Validação de Instrumento
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i319p10385-10391Palavras-chave:
Estudos de validação, Feedback, Comunicação, Aprendizagem, EnfermagemResumo
Objetivo: construir e validar um instrumento para avaliar o feedback sobre as habilidades comunicativas de professores de enfermagem conforme a percepção dos estudantes. Método: Estudo metodológico realizado em 8 etapas, em duas instituições públicas de ensino superior. A construção apoiou-se em referenciais teóricos da comunicação e da importância das habilidades comunicativas dos docentes, culminando em uma escala likert, com 24 sentenças. Realizou-se a validação de conteúdo, construto com análise fatorial exploratória e a confiabilidade foi verificada pelo coeficiente alfa de cronbach. Resultados: o valor do alfa de cronbach foi de 0,97, a validação de conteúdo evidenciou objetividade e precisão (90%), credibilidade, clareza e pertinência (81%). Após ajustes, aplicou-se o instrumento para 10 estudantes na fase de pré-teste. A análise fatorial (n= 162) organizou o instrumento em quatro domínios e em 22 sentenças. Conclusão: o instrumento é válido e fidedigno e pode ser aplicado para avaliar o feedback das habilidades comunicativas.
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