Amor e Abuso: A Invisibilidade da Violência Doméstica em Relações Homoafetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i321p10533-10537

Palavras-chave:

Homoafetividade, Políticas públicas, Violência doméstica

Resumo

Este artigo aborda a violência doméstica entre casais homoafetivos, explorando os fatores que perpetuam essa forma de violência, seus impactos e as iniciativas legais e sociais destinadas a combatê-la. Por meio de uma revisão de literatura realizada entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, foram analisadas fontes acadêmicas e institucionais publicadas nos últimos dez anos, com foco nas dinâmicas sociais, psicológicas e legais do tema. A análise revelou especificidades dessa violência, como a utilização da orientação sexual como ferramenta de controle e as barreiras enfrentadas pelas vítimas para acessar suporte. Os resultados evidenciam que a invisibilidade social e a falta de políticas públicas inclusivas agravam o problema, perpetuando ciclos abusivos por meio do preconceito estrutural, internalização da homofobia e dependência emocional e financeira. Conclui-se que estratégias integradas, como capacitação profissional, campanhas educativas e fortalecimento de redes de apoio, são essenciais para promover ambientes seguros e inclusivos.

Biografia do Autor

Francisca Odachara Machado Bezerra do Carmo , Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte.

Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte -CE, Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA, lecionei e leciono em vários níveis do ensino básico estadual e municipal, nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte - CE, em fase de conclusão de especialização em Ensino de Biologia e Química, ligante da Liga Acadêmica de Enfermagem de Emergência, Trauma e Terapia Intensiva, ligante da Liga Acadêmica de Enfermagem em Sexologia e Sexualidade Humana pela Uninassau - Juazeiro do Norte.

Ana Helloyza Oliveira Angelim, Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte.

Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte - CE.

Rebeka Morais Alves dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte.

Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte - CE.

Maria Jucilene Nascimento dos Santos , Serviço Autônomo de Atendimento Domiciliar.

Enfermeira, Especialista em UTI e Estomaterapia, atuante no Serviço Autônomo de Atendimento Domiciliar.

 

Naiana Silva Guedes, Enfermeira no Hospital Regional do Cariri – HRC; Juazeiro do Norte - CE.

Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Cuidados Intensivos atuante no Hospital Regional do Cariri – HRC, Juazeiro do Norte - CE.

Maysa de Oliveira Barbosa, Coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte.

Enfermeira, Mestre em Etnobiologia e Conservação da Natureza e Coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte - CE.

Maria Elisa Regina Benjamin de Moura, Docente no Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte.

Enfermeira, Especialista em urgência e emergência e Docente no Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte - CE.

José Gledson Costa Silva , Docente no Centro Universitário Juazeiro do Norte.

Enfermeiro, Especialista em Sexologia e Sexualidade Humana e Docente no Centro Universitário Juazeiro do Norte - CE.

Referências

Alencar R dos S, Ramos EMLS, Ramos MFH. Violência doméstica nas relações lésbicas: registros da invisibilidade. Rev Bras Segur Publica. 2018;12(1):174-86.

Coelho EBS, Silva ACLG, Lindner SR. Violência por parceiro íntimo: definições e tipologias. 2018.

Moreira AM. A violência por parceiro íntimo (VPI) em casais homoafetivos masculinos: visibilizando o fenômeno. 2017.

Gomes JA, Tesser Junior ZC. Experiências de médicos de família e comunidade no cuidado com a saúde de pacientes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2022;17(44):2407.

Moura LWF, Aragão HL, Rocha AS, Santos JCO, Carvalho STA. Violência e população LGBTQIA+: impacto na saúde mental e a importância da rede de atenção. Res Soc Dev. 2022;11(9).

Costa AC, Marcato FT, Chaves GL, Longo NS, Rezende RS. Violência doméstica: do perceptível ao imperceptível. J Eletr Fac Integr Vianna Júnior. 2019;11(1):23.

Bordiano G, Liberal SP, Lovisi GM, Abelha L. COVID-19, vulnerabilidade social e saúde mental das populações LGBTQIA+. Cad Saude Publica. 2021;37(3).

Downloads

Publicado

2025-04-11

Como Citar

Carmo, F. O. M. B. do, Angelim, A. H. O., Santos, R. M. A. dos, Santos, M. J. N. dos, Guedes, N. S., Barbosa, M. de O., Moura, M. E. R. B. de, & Silva , J. G. C. (2025). Amor e Abuso: A Invisibilidade da Violência Doméstica em Relações Homoafetivas. Nursing Edição Brasileira, 29(321), 10533–10537. https://doi.org/10.36489/nursing.2025v29i321p10533-10537

Edição

Seção

Artigo Qualitativo

Categorias