A RELEVÂNCIA DA INCLUSÃO DA ABORDAGEM INTERPROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i310p10157-10164

Palavras-chave:

Educação interprofissional; Ensino; Profissionais de Saúde.

Resumo

Objetivos: investigar a presença da educação interprofissional nos cursos da área de saúde de um campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Metodologia: estudo a abordagem quantitativa, descritiva e exploratória que analisou os projetos pedagógicos e aplicação de questionários. Resultados: a maioria dos participantes reconheceu a importância da interprofissionalidade, mas identificou desafios na comunicação e hierarquia entre profissões, além disso o estudo destaca a necessidade de melhor implementação da educação interprofissional na formação de saúde no Brasil. Considerações finais: A interprofissionalidade é crucial na formação de profissionais de saúde, mas ainda não está amplamente integrada nos currículos acadêmicos, requerendo mais estudos para sua inclusão efetiva.

Referências

AGRELI, H. F.; PEDUZZI, M.; SILVA, M. C. Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 59, p. 905–916, 13 maio 2016.

ARRUDA, G. M. M. S. et al. O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. suppl 1, p. 1309–1323, 2018.

COIFMAN, Alyne Henri Motta; PEDREIRA, Larissa Chaves; JESUS, Ana Paula Santos de; et al. Comunicação interprofissional em unidade de emergência: estudo de caso. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, 2021.

COSTA, M. V. Construindo caminhos possíveis para a Educação Interprofissional em Saúde nas instituições de ensino superior do Brasil. Ministério da Saúde. 1.ed. 12p. Brasília, DF, 2018.

COSTA, M. V. Nova formação em saúde pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. 22.ed. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2019. 260p

COSTA, M.V. A potência da educação interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas no trabalho em saúde. In: TOASSI, R. F. C. Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos? Porto Alegre: Rede Unida, 2017. p. 14-27. (Vivências em Educação na Saúde).

DINIZ, Thania Maria; DE PAULA, Regiane Cardoso; VILLELA, Edlaine Faria de Moura. Interprofessionalism and teamwork: A necessary (re)construction during the health education process. In: Perceptions of informal caregivers about daily experience in caring for the dependent elderly. [s.l.]: Ludomedia, 2022. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e688>. Acesso em: 29 Jun. 2023.

FERRAZ, Cecília Maria de Lima Cardoso; VILELA, Gláucia de Sousa; DIONÍZIO, Ana Cristina Santos; et al. Prática colaborativa na Estratégia Saúde da Família. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 26, 2022.

FREIRE FILHO, José Rodrigues; SILVA, Cláudia Brandão Gonçalves; COSTA, Marcelo Viana da; FORSTER, Aldaísa Cassanho. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate, [S.L.], v. 43, n. 1, p. 86-96, ago. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019s107.

KELL, M. C. G; SHIMIZU, Helena Eri. Existe trabalho em equipe no Programa Saúde da Família? Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. suppl 1, p. 1533–1541, 2010

LANDO, F. Pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa Acadêmica, 28 abr. 2020. Disponível em: <https://www.academicapesquisa.com.br/post/pesquisa-exploratoria-descritiva-explicativa>. Acesso em: 21 fev. 2022.

MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. "Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa Elaboração, aplicação e análise de conteúdo." São Paulo: Pedro e João (2020).

MATTOS, Mússio Pirajá; GOMES, Daiene Rosa; SILVA, Maiara Macedo; et al. PRÁTICA INTERPROFISSIONAL COLABORATIVA EM SAÚDE COLETIVA À LUZ DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INOVADORES. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 43, n. 1, p. 271–287, 2020.

MESTRINER, Tatiana Lemos de Almeida. A educação interprofissional na formação em saúde no contexto da atenção primária. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2022.

MUSSE, J.; GRANJEIRO, ÉRICA; PEIXOTO, T.; SILVA, D.; ALMEIDA, T.; CARVALHO, T.; SOARES, I.; SILVA, I. Extensão universitária e formação em saúde: experiências de um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 1, p. 103-112, 7 abr. 2021.

PEREIRA, A. L. L.; SANTOS, J. C. dos; MOCCELLIN, A. S.; SIQUEIRA, R. L. de. Interprofessional communication as an important tool of the work process in Primary Health Care. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 10, p. e338101018942, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i10.18942. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18942.

REEVES, S. Why we need interprofessional education to improve the delivery of safe and effective care. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 56, p. 185–197, mar. 2016.

SERAPIONI, M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 187–192, 2000.

SILVA, J. R. N. F. P. da; CARVALHO, L. R. P. de; PAES, G. T.; SILVA, V. C. A.; GOMES, N. L. P. Ethics in working relationships between doctors and other health professionals. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 4, p. e25412441105, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i4.41105. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41105.

Sousa, J. R. de, & Santos , S. C. M. dos. (2020). Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1396–1416. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559

SOUZA, Mariana Passos de; USP, Grupo PET Medicina; ALVES, Ana Carolina Bonetti; et al. Abordagem sobre o ensino interdisciplinar e interprofissional em uma Faculdade de Medicina Brasileira. Medicina (Ribeirão Preto), v. 54, n. 2, 2021.

SUMIDA, J. S. A hierarquia e a discrepância nas relações entre profissionais da saúde no contexto hospitalar brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo

TEIXEIRA, Rodrigo Andrade; SILVA, Lenilda Austrilino; SOARES, Francisco Jose Passos. Contribuição da prática do canto coral para a educação interprofissional na área da saúde. Conhecimento e Diversidade, v. 11, n. 25, 2019.

TOASSI, R. F. C. Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos?. Rede Unida. 1ed. V.6, 28p. Porto Alegre/RS 2017

TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti; OLSSON, Thaís Ostroski; LEWGOY, Alzira Maria Baptista; et al. Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 2, 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-03

Como Citar

Soares Chaves, K., Santos Moraes, L., Lemos Coelho Ribeiro, M. I., Teixeira Silva, A., & da Siva Vanzolin, M. F. (2024). A RELEVÂNCIA DA INCLUSÃO DA ABORDAGEM INTERPROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE SAÚDE. Nursing Edição Brasileira, 27(310), 10157–10164. https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i310p10157-10164

Edição

Seção

Artigo Original

Categorias