HUMANIZAÇÃO COMO TEMA DE ENSINO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i311p10156-10160

Palavras-chave:

Humanização da Assistência. Sistema Único de Saúde. Enfermagem. Programas de Pós-graduação em Saúde. Transferência de experiência.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência vivenciada por enfermeiras mestrandas e docente de disciplina eletiva de universidade pública do interior de Minas Gerais. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a fim de relatar reflexões críticas acerca da Política Nacional de Humanização (PNH) realizadas em disciplina de Programa de Pós-graduação stricto sensu ministrada entre agosto e novembro de 2023. Resultados: participaram sete enfermeiras, todas do sexo feminino, com vivências em instituições de saúde públicas e privadas. Foi possível compreender sobre diversos aspectos, e duas categorias foram elaboradas: Repercussões e entraves referentes à implantação plena da PNH; Humanização e ensino teórico-prático nas instituições formadoras. Também foi produzido um mapa mental sobre a temática. Conclusão: destaca-se a importância de discutir sobre humanização nas instituições de ensino para o aprofundamento do tema e disseminação do conhecimento associado ao olhar prático humanizado.

Biografia do Autor

Letícia Volpe Rezende, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Especialista em UTI. Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, Brasil.

Júnia Lanny Sousa Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Enfermeira. Especialista em Atenção à Saúde da Criança. Mestranda no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, Brasil.

Ana Luisa da Cruz Franciscon, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, Brasil. ORCID: 0000-0002-1105-1490

Raysa Cristina Dias de Moura, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Urgência e Trauma. Mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG. Brasil.

Gabriela Perdigão Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Urgência e Trauma. Mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG.

Ana Paula de Souza Martins Lemos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Urgência e Trauma. Mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG. Brasil.

Raquel Pan, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Enfermagem emOncologia. Doutora em Ciências. Professora Adjunta II do Instituto de Ciências da Saúde.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Rezende, L. V., Sousa Silva, J. L., Franciscon, A. L. da C., Dias de Moura, R. C., Fernandes, G. P., Martins Lemos, A. P. de S., & Pan, R. (2024). HUMANIZAÇÃO COMO TEMA DE ENSINO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Nursing Edição Brasileira, 27(311), 10156–10160. https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i311p10156-10160

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Artigos Cientí­ficos

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