HUMANIZAÇÃO COMO TEMA DE ENSINO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2024v27i311p10156-10160Palavras-chave:
Humanização da Assistência. Sistema Único de Saúde. Enfermagem. Programas de Pós-graduação em Saúde. Transferência de experiência.Resumo
Objetivo: relatar a experiência vivenciada por enfermeiras mestrandas e docente de disciplina eletiva de universidade pública do interior de Minas Gerais. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a fim de relatar reflexões críticas acerca da Política Nacional de Humanização (PNH) realizadas em disciplina de Programa de Pós-graduação stricto sensu ministrada entre agosto e novembro de 2023. Resultados: participaram sete enfermeiras, todas do sexo feminino, com vivências em instituições de saúde públicas e privadas. Foi possível compreender sobre diversos aspectos, e duas categorias foram elaboradas: Repercussões e entraves referentes à implantação plena da PNH; Humanização e ensino teórico-prático nas instituições formadoras. Também foi produzido um mapa mental sobre a temática. Conclusão: destaca-se a importância de discutir sobre humanização nas instituições de ensino para o aprofundamento do tema e disseminação do conhecimento associado ao olhar prático humanizado.
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