Jogo educativo sobre cirurgia segura para a equipe de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p6969-6980

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Educação em saúde, Informática em enfermagem, Tecnologia educacional, Educação continuada

Resumo

Objetivo: planejar e desenvolver um serious game como recurso adicional de capacitação para profissionais de enfermagem de nível médio, voltado ao cuidado seguro do paciente cirúrgico. Métodos : Trata-se de uma pesquisa metodológica, aplicada, para desenvolvimento do jogo nomeado como: Nurses for Safety, que tem como tema a segurança do paciente cirúrgico, e abrange a meta quatro (cirurgia segura) da OMS para Educação Permanente (EP) de profissionais de enfermagem de nível médio. Desenvolvida entre 2017 e 2018. Resultados: Percebe-se que o desenvolvimento do papel do enfermeiro na produção do serious game permitiu a este trabalhar com multidisciplinaridade, organizar as informações técnicas para a realidade do grupo de trabalho, exercitar sua criatividade na produção do conteúdo instrucional e na criação do roteiro. Conclusão: Apesar de desafiador, é estimulante proporcionar estratégias inovadoras que promovam a capacitação profissional refletindo na melhoria do cuidado por meio de reflexões sobre a prática profissional.

Biografia do Autor

Luciana Schleder Gonçalves, Docente titular do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR).



Publicado

2022-01-10

Como Citar

Magalhães de Abreu de Giacomo A. P. ., Schleder Gonçalves L. ., Rodrigues da Cruz, J. ., & Zanesco, C. . (2022). Jogo educativo sobre cirurgia segura para a equipe de enfermagem. Nursing Edição Brasileira, 25(284), 6969–6980. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p6969-6980

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos