Reanimação cardiopulmonar como proposta de educação em saúde para crianças e adolescentes: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i286p7368-7381

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Reanimação Cardiopulmonar, Adolescente, Criança

Resumo

Objetivo: identificar as capacitações em reanimação cardiopulmonar que têm sido realizadas para crianças e adolescentes em instituições de ensino. Método: revisão integrativa da literatura realizada de março a julho de 2021, com artigos publicados nas bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS e BDENF entre os anos de 2011 a 2021. Resultados: foram encontrados 29 artigos, os quais, resultaram em 10 artigos, divididos em três categorias: Treinamento em Reanimação Cardiopulmonar, Dificuldades na implementação do treinamento e Importância do Treinamento em Reanimação Cardiopulmonar. Conclusão: a capacitação em Reanimação Cardiopulmonar é um mecanismo que objetiva aumentar o atendimento a Parada Cardiorrespiratória pelo público leigo, visando a diminuição de danos ao paciente. O treinamento de crianças e adolescentes possibilita a propagação do conhecimento a comunidade em geral. Evidencia-se, porém, necessidade de propagação desta prática as instituições de ensino.

Biografia do Autor

Harriet Bárbara Maruxo

Enfermeira. Docente do curso de Graduação em Enfermagem e Curso Superior Tecnólogo em Gestão Hospitalar da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Residência em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo (SP).

Rafaela Limeira De Oliveira

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem Universidade Cidade de São Paulo (UNICID- SP). São Paulo (SP).

José Murillo Conceição Sousa

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID- SP). São Paulo (SP).

Natalia Pinheiro Braga Spósito

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Residência em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo (SP).

Adriana Pereira Da Silva Grilo

Enfermeira. Docente do curso de Graduação em Enfermagem e Curso Superior Tecnólogo em Gestão Hospitalar da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Mestre em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos. Doutoranda pela Universidade de Guarulhos. São Paulo (SP).

Marceli Vituri Marques

 Enfermeira. Docente do curso de Graduação em Enfermagem e Curso Superior Tecnólogo em Gestão Hospitalar da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).. Mestre em educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID- SP). Especialista em docência, administração hospitalar e ferramentas virtuais. São Paulo (SP).

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Bárbara Maruxo, H., Limeira De Oliveira, R. ., Conceição Sousa, J. M., Pinheiro Braga Spósito, N., Pereira Da Silva Grilo, A. ., & Vituri Marques, M. . (2022). Reanimação cardiopulmonar como proposta de educação em saúde para crianças e adolescentes: revisão integrativa. Nursing Edição Brasileira, 25(286), 7368–7381. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i286p7368-7381

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos