Condutas da enfermeira em centro cirúrgico no cenário da pandemia por COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i291p8394-8403

Palavras-chave:

Enfermeira, Centros Cirúrgicos, Enfermagem de Centro Cirúrgico, Pandemias, Covid-19

Resumo

Objetivo: descrever o que tem sido escrito cientificamente sobre a adequação da assistência da enfermeira no centro cirúrgico no cenário da pandemia por Covid-19. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Como critérios de inclusão, elegeu-se: artigos completos disponíveis em português e inglês, publicados a partir de 2020, ano que deu início a pandemia até janeiro de 2022. Para organização e análise dos dados, recorreu-se ao Método de Análise de Conteúdo. Resultados: Foram selecionados 8 artigos. Como categorias de análise, emergiram os seguintes temas: o estabelecimento de protocolos operacionais específicos para a realização de cirurgias durante a pandemia da Covid-19 e a necessidade de readequação dos profissionais de saúde e a importância da enfermeira neste contexto. Conclusão: A enfermeira teve papel fundamental em todo o processo de estruturação e direcionamento do cuidado ao paciente, destacando seu potencial como protagonista no processo de cuidar em saúde.

Biografia do Autor

Simone Santos Souza

Enfermeira, Professora do Centro Universitário Jorge Amado, Salvador (BA), Brasil. Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

Mariane Teixeira Dantas Farias

Enfermeira, Discente do PPGENF da Universidade Federal da Bahia, Salvador (BA), Brasil. Mestre em Tecnologias em Saúde - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Anny Karoliny das Chagas Bandeira

Enfermeira, docente pelo Centro Universitário Jorge Amado e Centro Universitário de Tecnologia e Ciência, Salvador (BA), Brasil. Mestre em Saúde Coletiva

Mirthis Sento Sé Pimentel Magalhães

 Enfermeira, Docente do Centro Universitário Jorge Amado e Faculdade Atualiza, Salvador (BA), Brasil. Mestre em Enfermagem e Saúde. Universidade Federal da Bahia.

Marta Gabriele Santos Sales

Enfermeira, Discente do PPGENF da Universidade Federal da Bahia, Salvador (BA), Brasil. Mestre em Enfermagem e Saúde. Universidade Federal da Bahia.

Andreia Silva Rodrigues

Enfermeira, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Salvador (BA), Brasil. Doutora em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

Mônica Costa de Abreu

Bióloga, Médica Veterinária. Professora da Universidade Salvador, Salvador (BA), Brasil. Mestre em Zoologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Paloma de Castro Brandão

Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador (BA), Brasil. Doutora em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Santos Souza, S., Dantas Farias, M. T., das Chagas Bandeira, A. K., Sé Pimentel Magalhães, M. S., Santos Sales, M. G., Silva Rodrigues, A., Costa de Abreu, M., & de Castro Brandão, P. (2022). Condutas da enfermeira em centro cirúrgico no cenário da pandemia por COVID-19 . Nursing Edição Brasileira, 25(291), 8394–8403. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i291p8394-8403

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos