CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL: CADERNETA DE SAÚDE PARA O HIPERTENSO

CADERNETA DE SAÚDE PARA O HIPERTENSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i304p9932-9937

Palavras-chave:

Hipertensão Arterial, Estudo de Validação, Cardiologia, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivos: Validação de uma caderneta de saúde para o paciente hipertenso. Metodologia: estudo observacional, analítico e transversal, com posterior produção da caderneta. A coleta foi realizada de março a maio de 2022, após aceite do Comitê de Ética em Pesquisa. Foram incluídos 205 indivíduos com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica acompanhados na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna do Pará, após o diagnóstico de síndrome coronariana aguda. A Validação da Caderneta ocorreu por meio da escala Likert. Resultados: O uso prévio de drogas anti-hipertensivas demonstrou-se significante (89,8%), sendo que 63,9% utilizavam apenas um medicamento, destacando o bloqueador dos receptores de angiotensiva (BRA) de uso predominante (69,6%). Quanto a validação da caderneta junto aos especialistas, com validez completa, obtendo um IVC (Índice de Validade de Conteúdo) acima de 95%. Conclusão: A utilização desta tecnologia educacional facilita o processo de aquisição de conhecimento técnico científica para melhoria assistencial do paciente hipertenso.

Biografia do Autor

Lucianna Serfaty de Holanda, Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Mestrado em Saúde na Amazônia- Núcleo de Medicina Tropical pela Universidade Federal do Pará; Cardiologista ambulatório da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Belém (PA).

Vitor Bruno Teixeira de Holanda, Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Mestrado Profissional em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário do Estado do Pará; Diarista Médico da Urgência Cardiológica da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Belém (PA) Brasil.

Yuji Magalhães Ikuta, Universidade do Estado do Pará

Doutorado em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará;

Professor Assistente da Universidade do Estado do Pará, Belém (PA).

Dilma do Socorro Moraes de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo;

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, Belém (PA).

Mayra Ferreira Bezerra, Universidade Federal do Pará

Acadêmica de Medicina do 12º período da Universidade Federal do Pará, Belém (PA).

Thiago da Silva Paulo

Médico, formado pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia – UNIFAMAZ, Belém (PA).

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

de Holanda, L. S. de H., de Holanda, V. B. T., Ikuta, Y. M., de Souza, D. do S. M., Coutinho, F. M., Bezerra, M. F., & Paulo, T. da S. (2023). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL: CADERNETA DE SAÚDE PARA O HIPERTENSO: CADERNETA DE SAÚDE PARA O HIPERTENSO. Nursing Edição Brasileira, 26(304), 9932–9937. https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i304p9932-9937

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos