PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE O FENÔMENO SEGUNDA VÍTIMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2024v28i317p10226-10231

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Estágio Clí­nico, Segurança do paciente

Resumo

Objetivo: compreender a percepção dos discentes de enfermagem acerca do fenômeno segunda vítima, bem como reconhecer as diferentes estratégias de enfrentamento deste fenômeno. Método: pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, realizada entre outubro e novembro de 2023, com 29 discentes de graduação em enfermagem por meio de entrevistas com questões semi-estruturadas. Resultados: a maioria dos discentes de enfermagem não soube definir o fenômeno de segunda vítima, bem como suas implicações. Muitos ressaltaram que o tema foi pouco abordado durante a graduação e, portanto, a falta de conhecimento dificulta a formulação de estratégias eficazes de enfrentamento do fenômeno. Conclusão: evidenciou-se defasagem no processo ensino-aprendizagem acerca desta temática durante a graduação, que repercute no enfrentamento do fenômeno. Descritores: Estudantes de enfermagem; Estágio clínico; Segurança do paciente.

Biografia do Autor

Millene Pereira Abrantes, Enfermeira pelo Centro Universitário São Camilo.

Millene Pereira Abrantes – Nurse graduated from Centro Universitário São Camilo.

Julia Vargas Ortiz Montanari,  Enfermeira pelo Centro Universitário São Camilo.

Julia Vargas Ortiz Montanari – Nurse graduated from Centro Universitário São Camilo.

Ana Claudia Alcântara Garzin, Enfermeira, doutora em Ciências pela EEUSP, docente do curso de graduação em enfermagem no Centro Universitário São Camilo.

Ana Claudia Alcântara Garzin – Nurse, PhD in Sciences from EEUSP, professor of the undergraduate nursing course at Centro Universitário São Camilo.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Abrantes, M. P., Montanari, J. V. O., & Garzin, A. C. A. (2024). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE O FENÔMENO SEGUNDA VÍTIMA. Nursing Edição Brasileira, 28(317), 10226–10231. https://doi.org/10.36489/nursing.2024v28i317p10226-10231

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