A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA PRESENCIAL DE LIBRAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMM
DOI:
https://doi.org/10.36489/nursing.2024v28i315p9430-9433Resumo
O trabalho teve como objetivo identificar a relevância atribuída pelos alunos do curso de Graduação em Enfermagem ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, de forma presencial, caracterizando os aspectos positivos e negativos das estratégias de ensino e mensurar a percepção dos alunos em relação aos princípios de inclusão social. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de recorte retrospectivo com abordagem quantitativa, escolhermos a escala Likert como instrumento da pesquisa. Analisamos que os alunos, a partir do conhecimento teórico e prático refletem sobre a importância do ensino da língua de sinais, como inclusão e acessibilidade durante o curso de Enfermagem e com impacto para a prática profissional. Concluímos que a pesquisa contribuirá para delinear metas e compreender a demanda do aprendizado da língua de sinais, para que possamos aplica-lo em outras formas de multiplicar esses aprendizados para demais áreas do conhecimento.
Referências
CARDOSO, Adriane Helena e RODRIGUES, Karla Gomes e BACHION, Maria Márcia - Percepção da Pessoa com Surdez Severa e/ou Profunda Acerca do Processo de Comunicação Durante seu Atendimento de Saúde Revista Latino Americano de Enfermagem [Internet]. 2006 [Cited 2023 Mar 10] 14(supl.). USP/SP. Available from: https://www.scielo.br/j/rlae/a/p5jqym3LKHPTLd7VDFfnhZL/?lang=pt&format=pdf.
Resolução Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 (BR) [Internet]. Dispõe sobre a língua brasileira de sinais - libras e dá outras providências. Planalto. 2002 apr 24 [cited 2024 mar 01]. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005. 347p.
DALMORO, Marlon; VIEIRA, Kelmara Mendes. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Revista Gestão Organizacional [Internet]. 2013 (6) [Cited 2023 Mar 10]. Available from https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2148822/mod_resource/content/1/Dalmoro_Vieira_2013_Dilemas-na-construcao-de-escal_31731.pdf.
GODOY, Gustavo. Os Ka'apor, os gestos e os sinais [Internet]. Museu nacional, Rio de Janeiro, UFRJ, 2020. [cited 2023 Mar 10] Available from: https://etnolinguistica.wdfiles.com/local--files/tese%3Agodoy-2020/Godoy_2020_Os_Kaapor_os_gestos_e_os_sinais.pdf.
CAMPELLO, Ana Regina e Souza; REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Propostas para a elaboração de uma Política Nacional de Educação Bilíngue para Surdos. Rio de Janeiro: FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, 2012.
SANTOS, A. N. dos. Efeitos discursivos da inserção obrigatória da disciplina de Libras em cursos de licenciatura no Brasil [Internet]. 2016. 406 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016 [cited 2023 Mar 10]. Available from : https://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/handle/prefix/7727/Tese_Angela_Nediane_dos_Santos.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; LACERDA, Loreto. Parâmetros de Ensino em língua Brasileira de Sinais como L2 [Internet]. Indaial, UNIASSELVI, 2019. [cited 2024 Mar 06] Available from:https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=36553.
SKLIAR, C. (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 2015.
GESSER, Audrei. Metodologia de Ensino em LIBRAS como L2 [Internet]. Florianópolis, 2010. [Cited 2023 Mar 06] Available from: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/metodologiaDeEnsinoEmLibrasComoL2/assets/629/TEXTOBASE_MEN_L2.pdf.
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico. Manual do professor/instrutor [Internet]. Brasília: MEC/SEESP, 2007. [Cited 2023 Mar 10]. Available from http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf.
GRESPAN, Sylvia Lia. Um Estudo dos Recursos Didáticos nas Aulas de Língua Brasileira de Sinais para Ouvintes [Internet]. UNIMED, PIRACICABA – SP, 2011. [Cited 2023 Mar 10]. Available from: https://www.congressotils.com.br/anais/anais/tils2012_formacao_neves.pdf.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
GESSER, Audrei. O Ouvinte e a Surdez – Sobre Ensinar e Aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a ver. Editora Arara Azul: Rio de Janeiro, 2005.